Para entrar no ano com o pé direito nada como estar com o ponto de venda renovado. A verdade é que existem muitas formas de melhorar a performance de seus negócios. Algumas envolvem um planejamento de comunicação e mídia, outras envolvem promoções e ações de fidelização. Apesar de todas elas darem excelentes resultados, se o ponto de venda não estiver adequado, todas as ações que você fizer para atrair consumidores poderão dar resultados abaixo do esperado.
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É importante dar a devida atenção ao ponto de venda porque é nele que seus clientes irão decidir finalmente pela concretização da compra. Um descuido com este local poderá desestimular o fechamento de negócios, e ninguém quer que isso aconteça.
Então, como melhorar o ponto de venda?
Melhorar o ponto de venda não envolve necessariamente gastar dinheiro e fazer grandes reformas. Claro que, se as instalações estão em mal estado, será preciso avaliar a necessidade de um upgrade no ambiente. Mas existem muitas outras coisas que podem (e devem) ser feitas. Confira as 7 dicas que separamos para você:
1. Atendimento
Não adianta ter um ponto de venda muito bem equipado se sua equipe não estiver adequadamente preparada para receber e atender seus clientes.
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Investir em treinamento, escolher bem os funcionários e estar atento a tudo o que eles podem melhorar na hora de tratar diretamente com seu público é essencial para ter um ponto de venda que gere resultados. Afinal, não adianta atrair o cliente até lá para ele ser mal atendido.
2. Fluxo
Pense no perfil de seus clientes e seus hábitos de consumo. Quem são eles? Que época do mês ou do ano eles mais procuram seu estabelecimento? Achar as respostas para estas questões poderá te ajudar a definir o que precisa ser melhorado e o que pode ser feito para atrair mais consumidores.
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Pense que nas épocas em que o fluxo de pessoas já é grande no seu ponto de venda, talvez não seja uma boa ideia tentar atrair mais gente, pois sem o planejamento adequado, o atendimento pode ser ruim e, no longo prazo, o impacto nos seus negócios ser negativo.
3. Ambiente
O ambiente do seu estabelecimento favorece o consumo? Ao entrar o cliente se sente confortável? O ambiente não deve agradar apenas seu gosto pessoal, mas privilegiar seus consumidores. Para isso, precisa ser organizado, limpo, ter iluminação adequada, sonorização adequada etc.
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Pense em agradar os diversos sentidos, talvez seja o caso de escolher um aroma, trilha musical ou mesmo um novo piso. Mais uma vez: esta avaliação não deve levar em conta apenas o que você prefere, mas o que será melhor para seus clientes.
4. Planejamento
Melhorar o ponto de venda não é uma ação isolada que você fará apenas uma vez e pronto, ela deverá estar integrada com todo o seu plano de marketing. Adequação do ambiente, treinamento de funcionários e muitas outras coisas envolvidas geram custos e demandas de tempo, que precisam ser avaliados em conjunto com todo seu orçamento e demais ações de marketing.
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O risco de fazer mudanças sem integrá-las ao planejamento completo, é que elas não gerem os resultados desejados, ou pior, que causem mais estragos e piorem as vendas.
5. Vizinhança
Antes de pensar em ações mirabolantes, estude sua vizinhança. Saiba quem são seus concorrentes diretos e como eles estão atraindo mais clientes para seus estabelecimentos. Pense em vizinhos que mesmo sem ser concorrente tem um público-alvo parecido com o seu.
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Ao analisar a vizinhança, preste atenção em como cada espaço se diferencia, como os clientes são recebidos etc. Este estudo poderá dar dicas importantes sobre o que você poderá melhorar em seu próprio ponto de venda.
6. Cooperação
Uma vez que você estudou a vizinhança, deverá estar preparado para responder: quem poderá cooperar com minha empresa? Pense em ações conjuntas, em que os dois lados podem sair beneficiados.
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A cooperação pode envolver também sua network, ainda que os parceiros não estejam exatamente nas imediações do seu estabelecimento.
7. Relacionamento
Voltando à questão do atendimento, o relacionamento com o cliente mesmo após a venda ter sido fechada é essencial para que o cliente volte sempre. Que tal oferecer brindes promocionais que façam seus consumidores se lembrar da sua empresa e voltar?
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Para brindes promocionais personalizados, conte com a Promoline para ajudar a escolher as melhores opções, que reflitam todas as qualidades do seu ponto de venda! Aproveitando a data, a Promoline aproveita para desejar um excelente 2017 a todos!