Você acha que o visual do seu ponto de venda não influencia tanto nos resultados do seu negócio? Então pense novamente. Talvez seja hora de investir em merchandising.
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Mas o que é isso?
Em linhas gerais, merchandising é a ambientação do espaço para que os produtos fiquem mais atrativos para os clientes. Isso inclui não apenas deixar o ponto de venda mais bonito, mas também pensar em detalhes como quais produtos, cores ou aromas atraem mais consumidores para o estabelecimento e como isso tudo deve ser apresentado.
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Já reparou que nos supermercados os produtos ficam (ou deveriam ficar) todos virados para frente? E que as marcas mais famosas sempre estão em destaque? Estas decisões fazem parte da estratégia de merchandising.
Merchandising inovador: como fazer?
Temos duas notícias sobre merchandising. A boa é que ele realmente dá resultados e a nem tão boa assim, é que vários de seus concorrentes já fazem isso. Desta forma, o merchandising básico é praticamente obrigatório e para se diferenciar no mercado, você precisará investir em ações inovadoras.
Para te ajudar nessa tarefa, reunimos 6 dicas que farão toda a diferença nos seus negócios.
1. Crie uma identidade para seu estabelecimento
O espaço em que o consumidor irá decidir uma compra deve oferecer uma verdadeira imersão na sua marca. Se sua empresa vende artigos de surfwear para jovens, o ambiente tem que traduzir o clima em que eles se sintam à vontade.
A identidade do local deverá ser uma extensão da identidade da marca e levar em consideração seu público-alvo. Pense nos hábitos de seus clientes, os lugares que eles frequentam e como isso tudo se relaciona com sua marca.
2. Envolva todos os sentidos
Como já foi dito, o ambiente não deve ser apenas bonito. Pense em um som que agrade seu público, um aroma que seja marca registrada da sua loja, iluminação que favoreça a exposição de produtos etc.
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Ao envolver mais de um sentido, a mensagem que chega ao consumidor fica mais forte. A entrada no seu estabelecimento deve ser o início de uma viagem pelo universo da sua marca.
3. Aposte em tecnologia
Tablets, computadores e smartphones são uma realidade. Independente da idade ou classe social do seu público, apresentações tecnológicas com o apoio destes materiais chamam atenção. Mais que isso, a interatividade que a tecnologia promove ajuda seu cliente na hora de fazer escolhas.
Produtos de uso pessoal podem ser experimentados virtualmente, você pode expor vídeos mostrando o modo de uso de aparelhos ou ainda, simular uma mudança de decoração em poucos minutos. São muitas as possibilidades!
4. Foque no que é mais importante
E neste caso, o foco tem que ser no que é mais importante para seus negócios. Qual produto ou serviço tem melhor custo-benefício? O que chama mais clientes para dentro da loja? O que é comprado por impulso?
Ao pensar nisso tudo, você terá uma ideia de onde colocar cada coisa. Em geral, produtos que já são procurados pelos clientes devem ficar no fundo da loja, fazendo com que ele entre e veja outras coisas. Novidades, ao contrário, devem ficar à vista. Já a compra por impulso é normalmente feita no último instante, e por isso deverá ser estimulada perto do caixa.
5. Teste sempre
Nem todas as ações de merchandising exigem um investimento alto, de modo que é válido testar novas formas de apresentação para ver o que dá mais resultado. Pesquise sempre por novidades criativas e teste o que você achar pertinente.
Reavaliar e reorganizar o espaço ajudará sua empresa a acompanhar a evolução do mercado e do gosto dos consumidores.
6. Ofereça exclusividade
Para ser inovador muitas vezes é preciso fazer diferente. Exponha seus produtos de um jeito novo, apresente-os de forma inusitada. Você pode pensar em ofertas e promoções que envolvam brindes personalizados, opções que os clientes não encontrarão em outros lugares.
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Surpreenda e faça o consumidor pensar em qual será a próxima novidade, de modo que sempre queira voltar.
Dica extra: Fale com a Promoline.
Contar com fornecedores competentes faz toda a diferença na hora de fazer um merchandising inovador. Com quase 30 anos de mercado, a Promoline tem uma equipe experiente pronta para te ajudar a transformar seu ponto de venda através de ideias inovadoras e efetivas.
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