Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

5 Dicas Para Melhorar o Marketing da Sua Empresa

Você já sentiu que independente da verba ou das pessoas engajadas em melhorar o marketing da sua empresa, as coisas parecem não estar funcionando?

Não se preocupe, você não está sozinho! Infelizmente é comum isso acontecer.

Nestas horas o mais importante é perceber que manter uma estratégia que não está lá essas coisas só vai fazer seu orçamento de marketing ser desperdiçado. Quanto antes você fizer as mudanças necessárias, menos tempo, dinheiro e energia você irá perder!

Para ajudar você nesta reestruturação, juntamos 5 dicas essenciais para transformar suas estratégias de marketing e deixá-las muito mais eficientes. Confira:

1. Conte a história do seu produto para Melhorar o Marketing

melhorar marketingO chamado marketing conceitual já é praticado por muitas empresas e vai além de se preocupar só com sua empresa ou com o seu produto. Esta abordagem busca acima de tudo levar um  propósito significativo aos seus clientes.

Isso porque as pessoas importam-se com os valores que estão por trás do que as empresas estão oferecendo junto com seu produto.

Por conta disso, é essencial que seu produto e sua empresa tenham claro seus valores e propósitos. Depois disso, vocês irão decidir de que forma sua história deverá ser contada aos clientes.

Para praticar:

Faça um exercício (pode ser um brainstorming, por exemplo) com sua equipe para criar uma forma de contar a história da sua empresa ou do seu produto.

2. Entenda o momento de vender

As pessoas tomam decisões de compra de maneiras únicas, e cada uma tem o seu próprio tempo.

Existem pessoas que vão direto a uma loja com um objetivo definido, entram e compram. Existem pessoas que sabem o que querem, mas precisam ser convencidas antes de tomarem a decisão de comprar o produto. E existem pessoas que nem se quer sabem do que precisam, quando vão a uma loja.

Por isso, é importante que sua empresa defina o funcionamento de seus ciclos de relacionamento, de acordo com diferentes processos de compra de seu público-alvo.

Com este ciclo definido, fica bem mais fácil entender qual é o momento de oferecer seu produto para determinado tipo de cliente.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo, entre elas está usar brindes personalizados. Eles mantêm um contato constante com seu potencial cliente até o momento em que ele esteja preparado para realizar a compra.

3. Implemente métricas efetivas: menos é mais!

Lembre da máxima menos é mais. Utilizar métricas para melhorar o marketing só faz sentido se elas também puderem ajudar a melhorar o desempenho de sua empresa.

Utilizar vários indicadores, índices e estatísticas ao mesmo tempo não garante sucesso. Podem até atrapalhar os processos na maioria dos casos.

Ao invés disso, descubra qual é o indicador mais importante para seu negócio e utilize-o todos os dias. Compartilhe com sua equipe, estude o que faz com que haja mais ou menos desempenho e corrija o rumo dos seus esforços, sem perder seus objetivos de vista.

4. Melhorar o marketing com notícias

Essa dica é essencial e ignorada pela grande maioria das empresas.

A prática de ficar atento às notícias e às novidades, tudo o que estiver acontecendo no mundo, pode servir como inspiração e uma ideia para melhorar o marketing do seu produto.

Com o aumento do uso das redes sociais no mundo, as famosas campanhas virais ganharam a vez.

Para criar uma, você precisa estar atento e conseguir falar sobre algo que acabou de acontecer e ao mesmo tempo mostrar seu produto. As pessoas que tem essa habilidade são chamadas de “newsjacker”.

melhora o marketing da empresa

O gráfico ao lado mostra o ciclo das notícias e o momento ideal para utilizá-las a seu favor.

Além de ser uma forma de multiplicar o número de pessoas que têm contato com seu produto, geralmente não é preciso de muito dinheiro para criar algo assim.

O importante é que a campanha compartilhe dos valores de sua empresa e agregue algo aos clientes.

5. Incentive a interação entre sua equipe

marketing em equipe

Quanto mais troca houver entre as pessoas de sua equipe, mais elas se sentirão à vontade para expor suas ideias. Assim, poderão sugerir mudanças e suas críticas em relação às estratégias utilizadas e à própria dinâmica dos processos da área e da empresa.

A comunicação clara e acessível entre os membros da equipe pode gerar ainda mais comprometimento e criar mais responsabilidade nas pessoas.

Para praticar: que tal propor à sua área um café da manhã com direito a conversas e descontração? Pode ser uma vez por semana ou, por mês, de acordo com a disponibilidade da empresa.

Dica Extra!!

marketing melhorNunca deixe de buscar conhecimento, aprender novas habilidades e praticar. O marketing é uma área baseada no comportamento humano e, por isso, é extremamente dinâmica.

É quase que um paradoxo um profissional de marketing ser alguém que se acomoda facilmente. Por isso, perceba se você não está em sua zona de conforto e mãos à obra!

PS: e claro, conte com a Promoline para ajudar você a fazer um marketing melhor e mais eficiente!