Você já parou para pensar que manter seus clientes atuais pode ser mais vantajoso que conquistar novos clientes? Com base nessa ideia, especialistas em marketing desenvolveram o conceito de marketing de relacionamento.
Imagem: stockvaul.net
Conhecido também como CRM (do inglês, customer relationship management), tem como base o desenvolvimento de laços fortes com os consumidores que a marca já tem, dando a eles informações e benefícios exclusivos baseados em seus perfis.
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Sim, o marketing de relacionamento mais uma vez reforça a importância de conhecer bem seus consumidores.
Atender bem para atender sempre
A base do marketing de relacionamento é a satisfação do cliente em sua experiência de compra. Muitos empresários priorizam os novos clientes em vez de dar a devida atenção a base conquistada e isso é um grande erro.
Primeiro, porque é mais fácil ter informações mais precisas de quem já é seu cliente. E segundo, porque o esforço para impactar um novo público geralmente é maior que o necessário para falar com quem já te conhece.
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Mais um ponto para o marketing de relacionamento: a conversão de consumidores após uma comunicação geralmente é maior. Ou seja, você tem um retorno maior por cada real investido.
Principais características do Marketing de Relacionamento
- Foco em parceiros e consumidores em vez de foco no produto.O relacionamento com seus clientes não pode ser encarado apenas como uma troca de dinheiro por um produto ou serviço. Para fidelizar, é preciso passar a sensação de que você oferece uma relação custo-benefício melhor que a de seus concorrentes. Isso não significa que você vai gastar mais, pois essa sensação não nasce apenas de benefícios tangíveis. Quanto melhor for o atendimento, a resposta para dúvidas e a resolução de problemas, mais seu clientes estarão dispostos a voltar a fazer negócios com sua empresa.
- Maior ênfase na retenção e crescimento dos consumidores que na aquisição de um novo público. Com certeza você quer que sua base de clientes cresça. Todos querem e investir no marketing de relacionamento também é uma forma de aumentar seu público. Consumidores plenamente satisfeitos estão mais dispostos a falar bem da sua empresa para outras pessoas, e a indicação tem uma taxa de conversão bem superior que uma propaganda.
- Depende de equipes multifuncionais, em vez de trabalho segmentado. Para ter sucesso com o marketing de relacionamento, a equipe que está em contato direto com os consumidores precisa estar preparada. São eles que efetivamente se relacionam com os clientes. Desta forma, cada membro da equipe precisa conhecer a empresa como um todo, para conseguir deixar o consumidor confiante, atendendo-o de melhor forma possível com agilidade.
- Baseia-se mais em ouvir e aprender do que em falar. O grande diferencial do marketing de relacionamento está em oferecer um diálogo em vez de um discurso. Para isso, o cliente precisa sentir que tem a atenção da empresa e a empresa precisa realmente ouvir o que seus consumidores têm a dizer. Esta troca de informações é essencial para entender quais são as expectativas do público. Ela ajuda sua empresa a aumentar a lucratividade, afinal podem surgir ideias de novos produtos e serviços lucrativos neste diálogo.
Comece sua base de dados com uma iniciativa simples
Você pode dar início ao marketing de relacionamento com a criação de uma base de dados. Apenas tenha cuidado para não esgotar a paciência do consumidor com muitas perguntas.
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Comece com o cadastro de e-mail para receber promoções e novidades ou desenvolva um canal para que as dúvidas sejam solucionadas rapidamente.
Importante: não adianta nada colher informações se elas não forem organizadas e usadas para alguma coisa. Antes de qualquer coisa, organize-se.
As pesquisas também podem ser aplicadas, mas faça isso de um jeito esperto. Pense em pesquisas curtas, com 5 ou 6 perguntas, que ofereçam uma recompensa no final. Essa recompensa pode ser um desconto na próxima compra ou um brinde personalizado. Caso tenha interesse em oferecer brindes, a Promoline tem uma equipe especializada para te ajudar. Basta entrar em contato.