Qualquer atividade que envolva um investimento de tempo e dinheiro vem acompanhada de uma grande expectativa em relação aos resultados. Espera-se um retorno que supere o investimento de alguma forma, no que chamamos de relação custo-benefício. E em uma estratégia de distribuição de brindes não é diferente.
Fazer um brinde perfeito é um verdadeiro desafio. Não apenas de por envolver conceitos subjetivos como criatividade e inovação, mas principalmente porque não existe um único brinde que seja perfeito para todas as empresas, todos os clientes e todas as ocasiões.
Prepare-se para este desafio
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Fazer o brinde perfeito pode ser difícil, mas não é impossível. Separamos alguns exercícios básicos que vão tornar este processo muito mais simples e te deixar pronto para qualquer prova. Cada “Exercício” corresponde a algumas perguntas e reflexões que você pode responder mentalmente mesmo ou anotar em um papel para depois analisar com calma.
Exercício 1. Forças e Fraquezas
Quem é a sua empresa? O que ela faz de melhor? Como quer ser vista pelos diferentes públicos?
Ao responder estas perguntas e definir o escopo de negócios e a imagem desejada para a empresa você começa a ter um direcionamento para o tipo de brinde que vai fazer. Ou pelo menos, a eliminar o que não será feito de jeito algum.
Exercício 2. Estudo da Concorrência
O que seus principais concorrentes fazem em relação a distribuição de brindes? Como eles trabalham suas imagens? Onde você acha que eles acertam e onde eles erram?
A ideia aqui não é copiar descaradamente, longe disso, mas tirar boas lições nos exemplo dos outros. Afinal você pode sim aprender com os erros que já foram cometidos por outras empresas.
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Exercício 3. Saiba mais da Vida
Você sabe qual é o assunto do momento? Quais cores estão na moda? Quais personagens estão fazendo sucesso? Qual filme é o grande lançamento da temporada?
Estar atualizado com o que acontece no mundo é fundamental para fazer brindes que conquistam de cara os clientes. E, para isso, é preciso estar conectado com as novidades, com os desejos das pessoas.
Exercício 4. Não se Acomode na Primeira Ideia
Você começou a responder as perguntas acima e teve uma ideia genial? Que bom. Anote e continue pensando.
Provavelmente esta primeira ideia é exatamente igual a de quase todos os seus concorrentes e no final seu brinde vai ser apenas mais um confundido com tantos outros. O brinde perfeito dificilmente é fruto de um insight genial, no geral ele depende de muita dedicação, reflexão e trabalho.
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Exercício 5. Não Descarte uma Ideia de Cara
A ideia parece maluca? Impossível de ser feita? Muito simples? Muito complicada? Não importa. Anote.
Ideias improváveis podem evoluir para brindes incríveis e inovadores, depois que você pensar um pouco e trabalhar sobre elas. Para surpreender é preciso encontrar o novo e improvável.
Exercício 6. Faça Testes
Depois de pensar e pensar de novo, e escolher algumas ideias, é legal ver se elas realmente terão o resultado desejado.
Antes de dar ok para o brinde, pense se o custo é viável, se o tempo para produção e entrega é compatível e até pergunte a opinião de outras pessoas. Se for um brinquedo, peça para crianças brincarem. Se for um alimento, peça para algumas pessoas provarem.
Ainda Não Sabe o que Fazer? Peça Reforço
Muitas vezes precisamos fazer o brinde perfeito com urgência e não temos tempo para estudar detalhadamente o mercado, as novidades e a concorrência. Isso não significa que devemos abrir mão da qualidade e nos contentarmos com qualquer coisa. Empresas especializadas em brindes, como a Promoline, contam com equipes prontas para identificar as melhores opções para seus negócios.
Se você já tem uma noção do que quer, ou se você não faz a menor ideia do brinde que vai agradar seu público, entre em contato com a Promoline pelo email [email protected] e conte com o apoio de nossos especialistas.