Alguns clientes já repararam que a Promoline passou por uma mudança de logo.
Embora isso pareça algo simples, existem uma série de fatores que devem ser considerados e planejados para que a mudança seja bem sucedida.
Como muitas empresas também chegam no momento em que é hora de repensar o próprio logo, resolvemos compartilhar nossa experiência e dar algumas dicas sobre o que você deve prestar atenção:
1# Entenda porque seu logo deve mudar
O logo anterior da Promoline tinha exatamente 25 anos. Algumas mudanças foram feitas durante este período, porém nada foi significativamente alterado e todos os nossos clientes estão bastante acostumados com o logo inicial. Então vem a pergunta:
Porque devemos mudar nosso logo?
Para responder isso você deve inicialmente definir qual a função do seu logo. Na grande maioria das vezes é:
- Identificar sua marca
- Passar a imagem que sua marca deseja
No nosso caso a função 1 estava sendo muito bem desempenhada, porém a função já podia ser melhorada. Do mesmo modo que muita coisa mudou ao longo de 25 anos, a mensagem, posicionamento e experiência da Promoline também se transformou bastante.
Desde as estratégias de marketing com brindes, até as técnicas para personalização de brindes mudaram muito. Esse movimento de transformação e melhoria também deveria ser refletido em nosso logo, porém não era isso que estava acontecendo.
2# Qual imagem sua empresa quer passar?
Uma vez definido que o seu logo deve mudar, é hora de pensar qual a mensagem que sua empresa quer passar as pessoas e potenciais clientes que tenham contato com seu logo.
Sua logomarca é o cartão de visitas mais importante de sua empresa e portanto esta etapa é MUITO importante. Os critérios abaixo são muito utilizados por designers de logos para entender as necessidades de seus clientes.
Analise e pense para qual lado sua empresa está mais próxima:
Divertido OU Sério
Simples OU Complexo
Sóbrio OU Colorido
Masculino OU Feminino
Luxuoso OU Econômico
Inovador OU Tradicional
3# Mantenha sua identidade
Mudar seu logo não quer dizer que você deve abandonar todo o trabalho de branding que foi construído ao longo de todos os anos, muito pelo contrário.
É extremamente importante que você consiga manter a identidade de sua marca, de modo que seus atuais clientes consigam identifica-la facilmente, e todos possam entender sua nova mensagem.
No caso do nosso novo logo, demos muita atenção em manter as características mais marcantes do logo, como as cores, o P, o pingo do “i” e parte das linhas que sublinhavam o logotipo anterior.
Já para a tipografia (estilo das letras) optamos por uma mais moderna, simples e fácil de ler, além de adicionar mais curvas e movimento, resultando em um logotipo muito mais moderno, fácil de entender e com toda a nossa identidade construída ao longo destes 25 anos.
4# Inspires-se em outros casos de sucesso
Além do caso da Promoline, sua empresa também pode se espelhar em outras marcas fortes, que apesar foram muito bem sucedidas na modernização de suas logomarcas:
Pepsi
Apple
Nike