Você já ouviu falar em branding? Esta palavra, que vem do inglês, significa tanto marca como marcar. É tanto o conjunto de elementos que forma uma marca quanto o jeito de trabalhar esses elementos para que sua marca seja lembrada.
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Apesar da definição ser um pouco difícil de compreender, o branding é uma disciplina fundamental quando pensamos em marcas de sucesso. São seu elementos que ajudam a construir a história que a marca conta.
Nisso se incluem os símbolos gráficos, slogans, tom de comunicação e muitas outras coisas. O branding é a gestão da marca e quando bem feito ajuda a conversar com seu público-alvo e a alavancar seus negócios.
Branding, conceito e aplicação
Já deu pra perceber que não se trata de uma coisa simples. Para que a empresa seja mais que uma vendedora de produtos e serviços comum, ela precisa se diferenciar das concorrentes. Ou seja, oferecer uma experiência de marca que seja única para o cliente.
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Basicamente, podemos listar 5 etapas da construção do branding:
- Criação do nome ou naming: o nome de um produto ou serviço pode ser criado de muitas formas, mas independente do processo de criação, tem que ser representativo para seu público-alvo. É muito difícil criar um nome apenas no uso que se faz do produto ou da região de prestação do serviço, de modo que a criação do nome precisa ser feita com muito cuidado.
- Identidade corporativa: os símbolos, cores e textos usados na comunicação da sua marca precisam transmitir uma mesma ideia. A identidade corporativa vai ajudar a tornar sua marca memorável, de forma que sempre seja lembrada pelos clientes.
- Posicionamento: todos os pontos de contato da sua empresa com seus consumidores precisam contar a mesma história. Sua empresa não pode ter um nome relacionado à ecologia e ser vista como uma grande poluidora. O posicionamento será o guia para todas as decisões de marketing, inclusive com seu público interno.
- Lealdade de marca: você não deseja que os clientes façam negócios com você uma única vez, precisa criar lealdade de marca. Isso você consegue desenvolvendo relacionamento com seus consumidores e fazendo-os perceber que sua marca é a melhor opção. Essa percepção é muito difícil de se construída e muito fácil de ser perdida, pois trata-se de uma relação de confiança.
- Arquitetura da marca: é a contínua construção e evolução da marca. Conforme sua empresa cresce, pode vir a oferecer novos produtos e serviços, ou ainda você pode decidir diversificar as áreas de atuação. Ao tomar essa decisão, você precisará decidir:
- se os novos negócios deverão levar o mesmo nome do atual, formando um bloco; ou
- se devem ser independentes, não vinculados à marca que você já consolidou.
Por onde começar?
Você já sabe que todos esses elementos são importantes, mas ainda acha difícil colocar em prática? O branding conceito é uma especialidade que exige muita dedicação. Antes de ficar ansioso por implementar cada um dos conceitos citados, você precisa ver com calma cada aspecto da sua operação. Estude seu ramo de atuação, seu público-alvo, seus objetivos e pense em como quer que sua empresa seja reconhecida.
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A partir desta avaliação será muito mais fácil decidir o que fazer em cada etapa e trabalhar um branding que dê o retorno desejado.
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Aqui no blog você sempre encontrará dicas de como trabalhar não apenas o branding, mas diversos aspectos do marketing. Todas as semanas você encontrará temas interessantes e sugestões de brindes e ações para seus negócios.