Quando se pensa em lançar uma nova empresa, é comum considerar vários aspectos.
Escolhe-se qual será o ramo de atuação, o que será oferecido, qual é o mercado, quem são os consumidores.
Mas depois de muito planejamento e trabalho, chega a hora de vender o produto ou serviço, e nessa hora muitos não sabem o que fazer.
E você, sabe como vender um produto?
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Vender alguma coisa não é simplesmente abrir uma empresa e esperar que os clientes venham.
Hoje o mercado é muito competitivo e para que você tenha sucesso nos negócios precisa criar uma estratégia de vendas.
É claro que algumas pessoas parecem que nasceram para ser vendedores, mas não é porque você é tímido ou não tem este talento natural que está fadado ao fracasso.
Confira 5 dicas que vão te ajudar a vender seu peixe.
1. Mostre entusiasmo pelo que vende
Seja ao vivo, ou pela internet, sua comunicação com os consumidores precisa ser positiva e empolgante.
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Ao colocar um produto ou serviço a venda, você tem que conhecê-lo profundamente, enfatizar todos os benefícios que oferece e estar pronto para responder eventuais dúvidas.
Se nem você acreditar no que fala, por que o comprador iria acreditar?
Lembre-se sempre, também, de conferir que o cliente entendeu tudo o que você falou.
É importante deixar espaço para que ele tire dúvidas e fique convicto de que está fazendo uma excelente escolha.
2. Entenda as motivações do comprador
Complementar à dica anterior, essa é uma ótima maneira de você escolher os melhores argumentos.
Você já estudou o mercado e o público-alvo antes de iniciar seus negócios, então agora é a hora de rever tudo.
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Outra forma de saber melhor o que o consumidor procura é fazendo-o falar.
Faça perguntas abertas, que deixem espaço para que o cliente fale sobre o que procura e quais são suas expectativas.
Importante: não tente empurrar qualquer coisa para o consumidor. Seja honesto ao apresentar o produto ou serviço que oferece, pois uma venda enganosa pode trazer prejuízos para a imagem da sua empresa.
3. Seja fácil de encontrar
Independente do ramo de atuação, o que você vende certamente será procurado pelos mecanismos de busca da internet.
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Mas não basta criar um site. Hoje existem muitos sites oferecendo o mesmo que sua empresa, então seu site precisa ser diferenciado.
Cuide para que ele tenha um bom design, que os textos sejam claros e explicativos e tente usar técnicas de SEO para deixá-lo mais visível nos mecanismos de busca.
Pense também na possibilidade de disponibilizar seu produto ou serviço para venda pela internet. Até mesmo no Facebook você consegue criar uma loja on-line.
4. Na hora de fechar a venda
Você já conversou com o consumidor, ele já está inclinado a fazer negócio, mas seu trabalho ainda não terminou.
Muitas vezes, a ansiedade de fechar logo uma venda leva vendedores a serem inconvenientes com os compradores.
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Neste momento, é importante dar espaço para o cliente pensar e decidir sobre a venda, mostrar mais uma vez os benefícios e tirar as dúvidas.
Melhor que fechar a venda, é fechar a venda com um consumidor plenamente satisfeito.
5. Mantenha contato
Certamente você não deseja que o comprador realize negócios apenas uma vez com sua empresa e manter-se memória dele é uma forma de trazê-lo outra vez para futuras compras.
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Existem muitas formas de manter o contato com seus clientes.
Você pode criar um cadastro para envio de promoções, oferecer brindes personalizados para que ele esteja sempre com sua marca na mão, ou ainda, criar campanhas de incentivo com descontos nas próximas compras.
Se a experiência de compra foi positiva, e você vai fazer tudo para que seja, um programa de relacionamento com seus clientes é uma ótima maneira de incentivar novos negócios e manter-se na memória deles.
“Lembre-se, o que seus clientes compram não é o seu produto. É você. E se eles o compram, serão capazes de vender seu produto para você. Trato os meus clientes em potencial como trataria um estranho que quisesse transformar em amigo”, Alfreed E. Lyon.